Grifes de carros + design de produtos

Via Casa Vogue

Design automobilístico e design de móveis sempre caminharam próximos, seja pela influência das linhas automotivas no mobiliário, seja pelos interiores de veículos cada vez mais dotados, em suas cabines, de itens de conforto semelhantes aos de uma casa. Mas há um fênomeno recente, no universo do desenho industrial, que é o investimento de fabricantes de carros de alto luxo na criação de linhas – igualmente suntuosas – de móveis ou objetos para casa. De simples xícaras de café a sofás e divãs, o que vale é manter a identidade sempre exclusiva.

A britânica Aston Martin é a empresa que investe mais pesado na criação de móveis. O design das peças remete à silhueta de automóveis. Cores, como vermelho e preto, bem como os materiais utilizados, seguem o padrão dos veículos fabricados pela marca. São cinco linhas de produtos, a começar por uma exclusiva de chaises.

[…]

A marca Tonino Lamborghini Casa é a que tem a maior variedade de produtos de decoração disponíveis. Confira:

De sofás e poltronas, passando por relógios de parede e linhas completas para cozinha e escritório, a marca italiana também investe pesado em mobiliário, mas com um estilo mais arrojado.

Nos estofados, predomina o couro. E nas peças maciças, não falta brilho e transparência. Vermelho e preto são uma constante.

Entre centenas de acessórios, a alemã Porsche tem alguns produtos voltados para a casa. O cooler para champagne é a cara da grife, com um aspecto jovial e divertido. Prática, a cadeira de praia também pode ser usada em ambientes fechados.

Já o relógio de mesa lembra o velocímetro de um painel de carro. E para quem coleciona miniaturas – produto que, aliás, todas as marcas aqui listadas fabricam – a Porsche oferece um display de 0,75 m de altura, que também pode ser usado como estante para livros.

As inconfundíveis listras do MINI Cooper dão a identidade para a linha de eletrodomésticos Mini Classic Collection. A cafeteira e o bule elétrico, além de muito úteis, têm traços modernos. Já a torradeira segue um estilo vintage que combina, e muito, com a cor de um dos mais populares veículos da fabricante inglesa.

A BMW entra nessa lista com uma releitura feita para um clássico do design: a cadeira Emeco de 1951. Empilhável, criada para bares e restaurantes, a original ganhou leveza e durabilidade com a aplicação de materiais mais leves, como o plástico e o alumínio. A estrutura tem um padrão único, fosco e metalizado. Já o assento pode ser vermelho ou preto. A fabricante alemã também investe em uma linha de acessórios para escritórios, como porta-canetas e porta-papéis, e tem uma linha própria de cafeteiras vermelhas produzidas pela Saeco.

Em meio a roupas, malas e relógios, a Maseratti surge com dois belos modelos de luminárias, um de mesa, outro de piso. Ambos têm estrutura cromada e cúpula elíptica, revestida com um material que dá um aspecto leitoso à luz. Mas é para quem realmente é fã da marca, afinal seu logotipo aparece imenso nas peças.

A Ferrari também oferece centenas de acessórios exclusivos, quase todos decorados com seu famoso símbolo. Os produtos seguem as cores de seus carros, como amarelo e vermelho. Mais elegante, e ideal para os verdadeiros fãs do automobilismo, a escultura em prata e cristal custa 5.339 euros. Com apenas 0,20 m de altura, é um objeto de colecionador: somente 99 odes ao Cavallino Rampante foram disponibilizadas para compra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s